Ao analizarmos um relacionamento podemos notar vários tipos de bloqueios. Hoje venho-vos falar sobre os bloqueios sistémicos e como eles se podem manifestar na vossa vida amorosa.

Primeiramente vou explicar o que é um bloqueio sistémico. Um bloqueio sistémico é um bloqueio que podes estar a manifestar na tua vida mas que não necessáriamente te pertence. Pode ser uma repetição das dores e padrões da ancestralidade. 

Para exemplificar este bloqueio vou dar um exemplo corriqueiro. Por exemplo gerações seguidas de mulheres na família que são abandonadas, gerações que carregam relacionamentos tóxicos. 

Relacionamentos em que parece que o outro é infantilizado ou extremamente dependente. Pode se dar o caso de tu procurares no outro o pai ou a mãe que não tiveram ou o afeto que pai ou mãe não deram na infância. Neste caso, à medida que o relacionamento avança, além do medo do abandono, a vida sexual começa a ficar descompensada, rarefeita até que deixa de existir intimidade e um dos lados, "parte" para buscar uma companheira ou um companheiro na totalidade da palavra.

Um outro emaranhado que se vê em praticamente todos os casais é colocar o filho, no lugar do pai ou a filha no lugar da mãe. Neste caso o pai ou a mãe contam com a ajuda do filho para assumir o lugar de grande, tornando o filho um pilar. Neste caso, o filho assume o lugar do outro, deixando-o sem lugar e aí esta pessoa vai sair do sistema. Aqui, a carga torna-se grande para o filho, seja adulto ou criança, acabando por construir uma rigidez não natural.

Podemos ainda ter dificuldade em viver um relacionamento atual em pleno por estares preso/a a um relacionamento que já acabou mas que o vínculo não se consegue desfazer, sentindindo assim que mesmo gostando do atual companheiro algo não vos deixa ser felizes. Aqui expecificamente é necessário fazer corte de laços, podendo  trabalhar com uma das duas terapias faladas em seguida:divórcio energético ou constelação familiar.

Para cada uma destas situações é necessário colocar cada um dos envolvidos no seu lugar por direito. Isto pode ser feito através de frases de cura, quando a desarmonia é pequena ou através da terapia de constelação familiar. Esta terapia tem como função olhar a raíz sistémica dos bloqueios, organizar o sistema hierarquico e ressignificar as dores e bloqueios que se manifestam hoje mas que foram gerados no passado , por aqueles que vieram antes de nós.

Constelação familiar é uma terapia breve, ou seja, não é necessaria uma visita periodica ao terapeuta  e na maior parte das vezes também não necessita de repetição.

É uma linda terapia que nos mostra através das leis da natureza a harmonia na nossa pprópria vida...

Se te encaixas em algum destes padrões ou algo semelhante está na altura de corrigires estas questões