Os chakras são vórtices de energia agregados à nossa consciência. Os chakras funcionam como bombas ou válvulas que regulam o fluxo de energia no nosso corpo.

Cada chakra regula uma glândula endócrina bem como um grupo de nervos. Quando os chakras entram em desarmonia podem apresentar carência ou excesso de energia que se dá devido ao fluxo energético do corpo não estar a fluir, criando falhas de energia em determinados pontos e acumulo de energia/tensões em certas partes do corpo. 

Esta desarmonia pode-se mostrar como um sintoma físico, mental ou emocional ou de forma mais grave como doenças. Alinhando os chakras é possível trabalhar todas essas dores e problemas que o nosso corpo experimenta ao longo da vida pois permitimos a revitalização de nossa força interna e a reconstrução do corpo, a nível energético.

Os 7  pincipais chakras:

1. Chakra básico ou primeiro chakra

Cor: vermelho;
Elemento: terra;
Região do corpo: coxis;
Relacionado à: sobrevivência, segurança material, vitalidade e sexualidade;

É localizado na região do períneo, entre o anus e as gónadas, é voltado para o solo, representando a ligação do ser humano com o planeta Terra. Ele é responsável por nossa vitalidade física e pelos instintos mais primitivos do ser humano, aos impulsos sexuais e às questões de sobrevivência – principalmente nas necessidades básicas, como comer e dormir. Quando desalinhado, causa uma sensação de insegurança constante, falta de ânimo ou excesso de apego ao mundo material.

2. Chakra sacral ou chakra umbilical

Cor: laranja.
Elemento: água;
Região do corpo: umbigo;
Relacionado à: capacidade de realizar as tarefas, emoções, relacionamentos sexuais e afetivos, ação;

O chakra sacral de cor laranja, fica localizado dois dedos abaixo da linha do umbigo. Ele é responsável pela manutenção do nosso sistema reprodutor, atuando principalmente, em dois dos nossos impulsos mais fortes: a criatividade e o impulso sexual, sendo relacionado tanto ao desejo de mudanças quanto ao prazer.  

Acredita-se que, na adolescência atua em sua maior capacidade. Ciúmes, impotência, indecisão, problemas sexuais e na bexiga indicam que este chakraestá em desequilíbrio. Entretanto, quando está equilibrado a facilidade para assimilar novas ideias ganha destaque.

3. Chakra do plexo solar

Cor: amarelo;
Elemento: fogo;
Região do corpo: estômago;
Relacionado à: personalidade, poder e identidade;

chakra do plexo solar está ligado ao sistema digestivo, em especial ao pâncreas. Seu elemento é o fogo e sua cor amarela. Por estar localizado na região central, desenvolve um papel importante na distribuição de energia pelo corpo e na comunificação entre mente e corpo físico.

É também onde mora o seu ego. Quando desalinhado, pode tornar a pessoa narcisista e egoísta ou, ao contrário, a torna muito insegura. Também tem uma função vital na personalidade e poder pessoal. Bons líderes por exemplo, costumam ter um bom alinhamento desse chakra.

4. Chakra cardíaco

Cor: verde;
Elemento: ar;
Região do corpo: coração;
Relacionado à: amor humano e divino e incondicional;

O chakra cardíaco de cor verde é responsável por energizar sistema circulatório e cardiorrespiratório.

É considerado o centro do amor e sabedoria com a função de reger relações afetivas e sentimentos. Por isso, quando bem trabalhado, ajuda nos relacionamentos, além de nos deixar mais suscetível a sentir compaixão. Já quando desalinhado, pode causar tanto problemas emocionais quanto cardíacos ou imunológicos. Alegria fortalece esse chakra.

5. Chakra laríngeo

Cor: azul-celeste;
Elemento: éter;
Região do corpo: garganta;
Relacionado à: manifestação e expressão da verdade;

O chakra laríngeo fica próximo à garganta e comanda as funções da tireóide. Está relacionado à nossa capacidade de comunicação, seja corporal ou verbal. 

Quando ele está equilibrado, você se torna uma pessoa bem gesticulada e expressiva. Em desequilíbrio, pode gerar dificuldade na comunicação, insegurança ou problemas na faringe, laringe e nos demais componentes da região. Pode também fazer com que se tornar aqueles que engolem “sapos” sem reclamar, guardando tudo para si, gerando desta forma acúmulos de energia.

6. Chakra frontal

Cor: azul-índigo;
Elemento: éter;
Região do corpo: testa, entra as sobrancelhas;
Relacionado à: intuição, conexão com o mundo físico e espiritual;

Na  tradição hindu, o chakra frontal localizado entre as sobrancelhas, é conhecido como “o terceiro olho”, pois ele pode enxergar coisas além do material. Além de ser responsável por revitalizar o sistema nervoso e também a visão ele trabalha a capacidade de concentração e, principalmente, a intuição. 

Quando desalinhado pode causar dispersão, dores de cabeça constantes, problemas de visão e pesadelos. Já quando atinge o equilíbrio, pode gerar bons frutos, como a concentração, imaginação fértil e a capacidade de raciocinar com clareza.

7. Chakra coronário

Cor: violeta
Elemento: éter;
Região do corpo: topo da cabeça;
Relacionado à: sintonia e pensamentos sutis, sabedoria e memória;

De cor violeta e localizado no topo da cabeça, alinhado com o universo. Ele responde à nossa conexão com o mundo espiritual, com as energias do mundo externo e também com o cérebro e a consciência. Mas para isso, é necessário que todos os outros seis chakras estejam em equilíbrio em si mesmos e entre eles.

Ele está atrelado à sabedoria e memória, e em harmonia contribui para que o indivíduo tenha um equilíbrio entre o que pensa e fala. 

 

Para alinhar os chakras podemos recorrer a vários sistemas sendo como aplicação de reiki, cristaloterapia, frequências sonoras, cromoterapia e radiestesia. Hoje em dia, graças ao desencolvimento dos métodos quânticos esta terapia pode ser feita à distância com sucesso pleno.